Em entrevista Renato de Andrade apresenta suas credenciais a Itupeva
“Quem é esse tal de Renato?”, questionou Eri Campos logo de cara, durante a primeira sabatina do programa “AlôEri”, da rádio 105,9 fm, nesta terça-feira (14), com o pré-candidato a prefeito de Itupeva, Renato de Andrade (PSB), que durante cerca de 60 minutos, falou sobre sua experiência de mais de 40 anos de vida pública, os problemas da atual administração da cidade e como ele como pretende enfrentar os desafios de ser prefeito caso seja eleito.
“A gente só aparece no momento certo. Na hora certa. E principalmente, no lugar certo” disse Renato, que mora há mais de 10 anos em Itupeva, sendo atualmente morador do Santa Eliza. É gestor da Fundação João Mangabeira, que anualmente oferece cerca de 600 bolsas de estudos as pessoas ao que mais precisam.
Sendo o principal opositor ao governo de Rogério Cavalin (MDB), Renato não poupou críticas à atual gestão da cidade, fazendo críticas a crise na saúde, uniformes escolares não entregues e ao Projeto de Lei encaminhado pelo executivo para a Câmara, retirando Itupeva do Distrito Turístico, composto também pelas cidades de Jundiaí, Louveira e Vinhedo.
“O que eu sei e o que chega para mim sobre a saúde de nossa cidade é chocante. Na sexta-feira passada uma senhora estava há 36 horas na recepção, com a filha dela, esperando para que a criança fosse transferida para o Hospital Universitário. O HU está lotado, a gente entende, mas não dá para a gente aceitar uma mãe esperando 36 horas por uma transferência. Hospital bonito não significa saúde de qualidade e não salva as vidas”, relatou Renato, que durante a entrevista falou sobre ter a conseguido, em conjunto com o Deputado Federal Jonas Donizete, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a cidade.
“Eu estive reunido com mais de 60 mães, e todas elas foram unânimes em dizer que os uniformes não chegaram. Aí eu fui investigar, me informar, procurar saber sobre o assunto e para a minha surpresa os uniformes estavam todos escondidos em uma sala dentro da escola no Terra Brasilis”, disse Renato, responsável pela denúncia do escândalo dos uniformes. Segundo ele, houve retaliação aos funcionários do local por parte do poder público. “Fui tratar de um problema e me deparei com outro maior ainda, uma escola nova, recém-inaugurada, fechada por rachaduras. Cadê o seguro? Cadê o Ministério Público? Cadê o Crea? Cadê a Defesa Civil? Alguém que lá explicar o porquê da escola não ter aberto” desabafou o pré-candidato.
Outro assunto polêmico apresentado por Renato foi a tentativa de Cavalin de tirar Itupeva do Distrito industrial:
“Ele encaminhou para a Câmara, em fevereiro, um documento, solicitando a retirada de Itupeva do Distrito Turístico, sem sequer, até hoje explicar para a população o porquê foi feito isso” afirmou Renato, que ainda disse, que tem experiência como Secretário de Turismo na cidade de São Vicente, onde ele revolucionou a pasta e foi o padrinho de um projeto que tirou mais de seis mil crianças das favelas de São Vicente oficiais trabalhadores em cruzeiros por todo o Mundo.
O programa “AlôEri”, continuará a entrevistar os pré-candidatos a prefeito da cidade de Itupeva que fizerem seus lançamentos de pré-candidaturas a prefeito e também alguns à Câmara.
Redação 15 de Maio de 2024