Empresário é preso suspeito de envolvimento com tráfico de pessoas
Um empresário de 57 anos foi preso em uma operação da Polícia Federal, nesta terça-feira (20), no Eloy Chaves, em Jundiaí, suspeito de envolvimento com tráfico de pessoas para o Leste Europeu. Segundo a corporação, a investigação começou a partir da denúncia de uma das vítimas, que estava em um país da Europa, em dezembro de 2024.
De acordo com a delegada Estela Barequet Costa, da Polícia Federal de Campinas, foram apreendidos quatro aparelhos celulares, três computadores, dois HDs externos e um tablet na casa do suspeito, que passarão por perícia.
A empresa, que fica em Jundiaí, era responsável por recrutar brasileiros e oferecer oportunidades de trabalho no exterior, conforme a polícia. As propostas de emprego estavam em uma plataforma online e, segundo a investigação, após a viagem, as vítimas eram submetidas a condições análogas à escravidão.
Uma vítima identificada pela corporação, moradora da cidade de Araraquara, disse em depoimento à polícia que investiu dinheiro em uma vaga de emprego no Leste Europeu e que o emprego não aconteceu. Esse fato a motivou a fazer a denúncia à Polícia Federal.
Redação 21 de Maio de 2025