Receita Federal alerta: cuidado com o “golpe da cobrança de taxa sobre PIX”
Criminosos estão aproveitando a onda de fake news relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Está circulando pelas redes sociais uma nova tentativa de os pilantras ganharem dinheiro fácil – e muita gente está recebendo, inclusive via SMS, uma mensagem em que, supostamente, a Receita Federal envia um boleto para que seja feito o pagamento de uma taxa.
Na mensagem fake, os bandidos informam, passando-se por agentes da Receita Federal, que a pessoa deve pagar um determinado valor porque movimentou “mais de R$ 5 mil em transações via PIX durantes o mês anterior”. As mensagens terminam com uma ameaça – também fajuta, de que quem não pagar o boleto terá o CPF bloqueado.
Um exemplo claro dessa tentativa de golpe está na foto que acompanha essa reportagem, em que os golpistas utilizam um texto falso para pressionar a vítima a pagar um boleto no valor de R$ 845,20, alegando que isso evitará o bloqueio do CPF.
Para tornar a fraude mais convincente, os bandidos virtuais utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.
A Receita Federal afirma: “não existe tributação sobre pix, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira.”
Redação 14 de Janeiro de 2025