Violência

Este é mais um caso, na onda de violência que assola Itupeva nos últimos meses

  • Home
  • Destaques da Cidade
 Vídeo mostra casa sendo furtada em plena luz do dia no São Vicente
Vídeo mostra casa sendo furtada em plena luz do dia no São Vicente Foto: reprodução

Vídeo mostra casa sendo furtada em plena luz do dia no São Vicente

O sistema de monitoramento de uma casa na rua Napoleão Benedictes, no Jardim São Vicente, em Itupeva, capturou o exato momento que um homem, vestido com calça e blusa preta, e usando um boné, suspeito invadiu uma residência, pulando o muro da casa. O caso aconteceu na quinta-feira (30), por volta das 15h.


Nas imagens é possível observar o suspeito andando sozinho na rua e se aproximando do muro da residência e o pulando. Da casa foram levados: um notebook, joias, dinheiro e um cartão de crédito.


Veja o vídeo:


Este não é um crime isolado, casos como o do Jardim São Vicente, foram reportados pelo Olhar de Itupeva nos últimos meses, como no dia 30 de abril, no Jardim primavera, onde residências também foram invadidas em plena luz do dia.


Casos de assaltos a mão armada, como o do dia 15 de abril, VolksWagen Fox, ano de 2016, da cor prata, no bairro Terra Brasilis, ou do motociclista que teve apontado para a sua cara sua cara, ao ter sua moto roubada no dia 25 de maio, em frente ao Hotel Santa Fé, no Santa Fé.


Casos de furto, como ao Chevrolet Corsa Wind, ano de 1994, da cor verde, no Pacaembu II; as motocicletas furtadas, no dia 3 de maio próximo ao distrito turístico Serra Azul, e nas proximidades da Paróquia São Sebastião, no Centro, em 27 de maio; além da bicicleta furtada no estacionamento do supermercado Covabra no dia 28 de maio.


Ou casos como o furto de equipamentos no Ambulatório de Fisioterapia, no Santa Fé e o vandalismo na Unidade de Saúde na Vila São João, Emefei Jardim Victória no Centro, ginásio Valmir Antônio Santos “Mica”, no Parque das Hortênsias.


Este fenômeno de violência em Itupeva pode estar ligado a diminuição no patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM). Guardas afirmaram que a gestão atual diminuiu a quantidade de viaturas e ainda implementou cortes significativos nas horas extras, o que teria resultado em diminuição drástica do efetivo em patrulhamento nas ruas de Itupeva.


Em nota a Prefeitura informou que, “devido ao decreto de Calamidade Pública Financeira foi necessário um planejamento para todos os setores da Prefeitura, inclusive na Guarda Civil Municipal", decreto este já extinto desde o dia 11 de abril.

Redação 03 de Junho de 2024