Inovação

Ele diz que vem estudando o tema e o orçamento da cidade e que dá para fazer o projeto em Itupeva

  • Home
  • Destaques da Cidade
Ampliando o debate, Renato de Andrade propõe tarifa zero no transporte público
Renato de Andrade (PSB) Foto: Assessoria de Renato de Andrade

Ampliando o debate, Renato de Andrade propõe tarifa zero no transporte público

O pré-candidato a prefeito de Itupeva, Renato de Andrade (PSB), trouxe nesta semana um fato novo para o debate político na cidade, a tarifa zero no transporte público municipal! Em suas redes sociais Renato divulgou um vídeo onde ele fala que ele e sua equipe estudaram o tema e o orçamento da cidade e disse que a iniciativa é viável.


A tarifa zero ou passe livre, é uma política que permite o munícipe utilizar o transporte público sem que seja realizada a cobrança da passagem, sendo assim financiada geralmente pelo orçamento municipal.


“R$ 4,50 é o preço da tarifa municipal. Isso vai mudar. Vai acabar. Fizemos um estudo e como pré-candidato eu me preparei, fui levantar o orçamento e dá para fazer a tarifa zero municipal. Agora é só questão de atitude”, disse Renato no vídeo divulgado em suas redes sociais.


Em outro vídeo ele tocou novamente no assunto: “Só no estado de São Paulo temos 29 cidades que executam essa ação, muitas delas tem o orçamento inferior ao de Itupeva. Se essas cidades conseguem, em Itupeva também conseguimos, o que se precisa é de gestão e controle rígido do recurso público.”


Ainda nas redes sociais, na descrição de um dos vídeos diz que detalhes da proposta está no esboço de plano de governo que vem sendo confeccionado por Renato e sua Equipe.


Apesar do pré-candidato não dar maiores detalhes sobre a ação, se contará com empresas parceiras ou será custeada totalmente pela Prefeitura, o Olha de Itupeva pesquisou um pouco mais sobre o tema e chegou a um levantamento feito pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), de março de 2023, no qual mostra que ao menos 67 cidades em todo o país adotaram a tarifa zero em todo o seu sistema de transporte, durante todos os dias da semana.


A cidades que adotaram o tarifa zero no transporte público tem populações que variam de três a 300 mil. Atualmente, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itupeva tem mais de 70 mil habitantes.


Outros sete municípios adotaram parcialmente essa política, em dias específicos da semana.


As capitais: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas estudam a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte.


Quem é esse tal de Renato?


Com um currículo de mais de 40 anos de vida pública, Renato já ocupou cargos nas esferas municipal, estadual e federal, tendo sido: secretário executivo do Ministério da Micro e Pequenas Empresas; Chefe de gabinete da presidência da Fundação João Mangabeira (FJM); assessor em diversas instituições como: Prefeitura de São Paulo, a Companhia de Desenvolvimento da Prefeitura de São Vicente, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria de Turismo de São Paulo e a Casa Civil do Estado de São Paulo.


Morando há 10 anos em Itupeva, ele vem se notabilizando com o principal opositor do atual governo, sendo o responsável por trazer à tona casos como os uniformes escolares escondidos na Escola do Terra Brasilis e a Creche recém-inaugurada do Santa Elisa que continua fechada.

Redação 06 de Junho de 2024