Aumento da temperatura ameaça para a humanidade de uma magnitude sem precedentes
O mundo está perto de atingir 5 pontos de não retorno que podem desencadear catástrofes ambientais irreversíveis. E o aquecimento global tem culpa nisso, alertaram cientistas nesta semana.
Ou seja, se não controlarmos o aumento global da temperatura, eventos como o colapso de corais de águas quentes, o degelo do permafrost e o derretimento de grandes porções de gelo no Ártico e na Antártida se tornariam cada vez mais prováveis (entenda mais abaixo).
A constatação é de um estudo de pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e financiado pelo Fundo Bezos Earth, do empresário norte-americano Jeff Bezos.
Esses pontos de inflexão [como também são chamados] representam uma 'ameaça para a humanidade de uma magnitude sem precedentes", alertou à AFP o chefe do relatório, Tim Lenton, especialista em sistemas terrestres da Universidade de Exeter.
Abaixo, entenda por que a preocupação com os 5 sistemas abaixo:
- Corais de águas quentes
- Manto de gelo da Groelândia
- Manto de gelo da Antártida Ocidental
- Permafrost - solo congelado do Ártico
- Circulação do Atlântico Norte
Confira mais informações no link:
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/12/09/terra-esta-perto-de-atingir-5-pontos-de-nao-retorno-veja-quais-sao-e-entenda-a-crise-em-graficos.ghtml