Carta aberta de moradora ao prefeito escancara a crise na saúde de Itupeva
Nesta terça-feira (3), a moradora Larissa Baldim publicou nas redes sociais uma carta aberta ao atual prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin (MDB), sobre as condições do Hospital Nossa Senhora Aparecida, que recorrentemente em 2024, por conta da demora no atendimento, entre outros casos, vem estampando os principais veículos de notícias sobre Itupeva.
“Gostaria de entender que o porquê tirar foto na rua é tão legal em vez de vir ao Hospital ver o que realmente está acontecendo. Aqui foi reformado para ficar bonito, já que não tem uma emergência capaz de suportar a quantidade de pacientes que chegam”, questionou Larissa, reclamando sobre o atual prefeito está sempre presentes em postagens nas redes sociais, mas que essa presença não se faz no Hospital.
Durante toda a carta aberta a moradora dá detalhes do sofrimento do cidadão itupevense, desde a demora no atendimento, passando a pouca quantidade de profissionais para atender a alta demanda local, pouca quantidade de leitos, leitos lotados sem espaço para os acompanhantes ficar, poltronas em falta ou quebradas, tornando a vida de quem acompanha o paciente mais difícil, além de casos como o da senhora de 77 anos, que estava com pneumonia, insuficiência renal e tinha sofrido um derrame pleural, que teve que se cobrir apenas com lençol, pois o Hospital estava sem lençol.
No documento a moradora disse que pensava em votar no atual prefeito, mas que depois de tudo “sinto muito, lhe informar, mas meu voto você não tem. Essa situação é deplorável. É um descaso com a população da cidade.”
O relato de Larissa se junta a uma série de publicações feitas pelos itupevenses nas redes sociais, da série de reportagens publicadas sobre a saúde em Itupeva em 2024 e a colocação da cidade no Ranking Paulistas de Atenção Primária à Saúde, onde Itupeva ocupa 610º posição entre 645 municípios.
A equipe de reportagem do Olhar de Itupeva, tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, apresentando a carta aberta e pedindo uma posição oficial diante do que é exposto pela munícipe, mas até o fechamento deste texto, não obtivemos resposta.
Redação 04 de Setembro de 2024