Crise sanitária

Casos de dengue em Itupeva saltam de 26 para 445 em 12 meses

Abril e maio foram os meses com maior número de registros, porque são a época mais propícia à proliferação do mosquito

  • Home
  • Destaques da Cidade
Casos de dengue em Itupeva saltam de 26 para 445 em 12 meses
Imagem ilustrativa Foto: Internet

Casos de dengue em Itupeva saltam de 26 para 445 em 12 meses

Os casos registrados de dengue no município de Itupeva deram um salto de 26 (registrados em 2023) para 445 em 2024. Os números podem ser conferidos no sistema DataSUS, do Ministério da Saúde, e mostram o tamanho da crise sanitária causada pela dengue no município, bem como em todo o país.

Esse total, no entanto, diverge do número divulgado esta semana pela Prefeitura. No site oficial do município, a Secretaria de Saúde informa que foram registrados 650 casos da doença, sendo 566 autóctones (quando a doença é contraída dentro dos limites do município) e outros 84 casos importados (de fora de Itupeva).

Abril e maio foram os meses com maior número de registros, porque são a época mais propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o  transmissor da doença. A Prefeitura afirma que segue com “ações contínuas” para o combate à doença.

O poder público pede ajuda da população – e vale sempre lembrar que ainda há muita gente que teima em não permitir a entrada dos agentes comunitários de saúde para dentro de casa. São visitas importantes, em que os agentes orientam, verificam se há locais com água parada e dão informações importantes para os moradores.

Redação 16 de Janeiro de 2025