Tempestade de meteoros

Entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2023 teremos a melhor visualização desta chuva de meteoros, que é uma das maiores

Chuva de meteoros, mais de 300 por hora e você pode ver a olho nú
Chuva de meteoros, mais de 300 por hora e você pode ver a olho nú Foto: Google imagens

Chuva de meteoros, mais de 300 por hora e você pode ver a olho nú

Como ver a chuva de meteoros Geminídeas?

Como ver a chuva de meteoros? Para que lado do céu tenho que olhar? que horas? 


Nebulosidade para a noite de 14 e 15 de dezembro de 2023

Muitos eventos astronômicos podem ser vistos sem a necessidade de instrumentos, só olhando para o céu, a olho nu. Mas o show depende da nebulosidade. 

 

Confira a tendência da quantidade de nuvens sobre na Grande São Paulo e no interior do estado de São Paulo, pode ter chuva, mas não deve ser prolongar por muito tempo. Além disso, o melhor horário de visualização é a partir das 23 horas e, até lá, a chuva já deve ter parado.

 

A visualização da chuva de meteoros Geminídeas no Sudeste começa por volta das 23h de 14/12/23, quinta-feira.


O que é uma chuva de meteoros?
 

Chuva de meteoros é o que popularmente chamamos de “estrelas cadentes” e são resultado da interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas.

 

Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu.


Para ver a olho nu


Para ver “estrelas cadentes” não precisa de telescópio, nem binóculo e nem luneta. Elas devem ser observadas a olho nu. O ideal é ir para um lugar bem escuro, deitar no chão e ficar curtindo os rastros luminosos rasgando o céu e, claro, fazendo pedidos. Porém, o “show” depende das condições meteorológicas, do hemisfério onde se está, da hora da noite, e do que os astrônomos chamam de “poluição luminosa”.



Redação 14 de Dezembro de 2023