Com salários atrasados, coletores de lixo estão parados em Itupeva
Coletores de lixo terceirizados pela empresa Litucera iniciaram uma paralisação em Itupeva por atraso no pagamento de salários e após a demissão do encarregado geral conhecido como ‘Maguila’. Maguila prestou serviços para a empresa por 25 anos, sendo dispensado na segunda-feira (9).
Ele teria sido o responsável por convencer os funcionários a permanecerem trabalhando durante o último final de semana, mantendo a coleta sendo feita no município apesar do atraso dos salários. Os coletores planejavam a paralisação como forma de reivindicar o pagamento dos salários atrasados. Após a demissão de Maguila, no entanto, a paralisação começou.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram os coletores do lado de fora da empresa, em Itupeva, ao lado de alguns caminhões também parados.
Funcionários ouvidos na condição de anonimato acham que alguém ligado ao poder público “teria pedido a cabeça” de Maguila para a direção da empresa após o ocorrido no final de semana.
Os trabalhadores relatam que há uma insegurança geral com a situação depois de perderem um líder no qual confiavam e que fazia a interlocução com a empresa. "Não dá para trabalhar com medo de perder o emprego e sem receber em dia" destacou um dos coletores.
Algumas informações dão conta que parte dos salários atrasados começou a ser paga na segunda-feira (9).
O Olhar Itupeva questionou a Prefeitura sobre a situação, mas até a publicação deste texto não recebemos resposta. O espaço segue aberto para a manifestação do Poder Público. A matéria será atualizada assim que houver qualquer manifestação oficial.
Redação 10 de Setembro de 2024