VIOLÊNCIA

Ameaças relativas a drogas são principal causa; especialista vê impacto econômico da pandemia. Ministério quer expandir programa para todos os estados

  • Home
  • Solidariedade
Cresce número de crianças ameaçadas de morte no programa de proteção
Cresce número de crianças ameaçadas de morte no programa de proteção Foto: Divulgação

Cresce número de crianças ameaçadas de morte no programa de proteção

Segundo dados recentes, o número de crianças ameaçadas de morte cadastradas em um programa de proteção do governo tem aumentado de forma alarmante. De acordo com informações oficiais, houve um aumento de 30% no número de crianças que receberam medidas de proteção em relação ao ano anterior.

O número de crianças, adolescentes e familiares ameaçados de morte incluídos no programa federal de proteção explodiu no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho, 377 crianças e adolescentes e 468 familiares (845, ao todo) passaram a fazer parte do programa. É mais do que as 701 pessoas incluídas ao longo de todo o ano de 2022, por exemplo, ou os 659 incluídos ao longo de 2021.

Essas crianças estão sendo ameaçadas por diferentes motivos, como envolvimento com gangs, tráfico de drogas, violência doméstica, entre outros. É preocupante observar que cada vez mais crianças estão sendo expostas a situações de violência e perigo em suas comunidades.

O programa de proteção do governo visa garantir a segurança e bem-estar das crianças ameaçadas, proporcionando-lhes um ambiente seguro e atendimento especializado. No entanto, com o aumento do número de casos, é evidente que há uma necessidade urgente de reforçar as políticas de segurança e prevenção desse tipo de violência.

Além disso, é essencial que haja uma abordagem integrada e multidisciplinar para lidar com essa situação, envolvendo não apenas o governo, mas também organizações não-governamentais, comunidades e famílias. É necessário investir em programas de educação, esporte, cultura e lazer, que possam ser oportunidades de inclusão social e afastar essas crianças e jovens de ambientes violentos.

A violência contra crianças é um grave problema social que precisa ser enfrentado de forma efetiva. Todos os esforços devem ser concentrados na proteção desses indivíduos vulneráveis, garantindo-lhes acesso à justiça, educação e oportunidades para um futuro melhor.


Redação 26 de Julho de 2023