Descarte irregular de tinta deixa água de córrego azul em Salto
A denúncia foi feita pelo vereador Gideon Tavares (Podemos) em uma live feita pelo Facebook. Nas imagens, ele mostra a situação do córrego. "Mais uma vez, o crime ambiental proveniente de alguma empresa com descarte irregular que está fazendo com que a água do córrego Santa Cruz, que já foi límpida, fique desta forma", diz Tavares, no vídeo.
Galões de tinta foram encontrados ao lado do córrego, segundo o secretário municipal do Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia, que esteve no local para investigar.
O secretário disse que foi feita uma força-tarefa entre várias autoridades, como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Polícia Ambiental e a GCM (Guarda Civil Metropolitana). "Constatamos que foi feito o descarte irregular de vários recipientes contendo tinta", afirmou em vídeo publicado no Facebook.
Garcia afirmou que identificou a empresa responsável e reforçou que há 11 ecopontos localizados em Salto para o descarte dos produtos.
Em nota, a Cetesb confirmou o ocorrido e informou que não há registro, até o momento, de outras ocorrências no córrego e nas proximidades. Na próxima semana, a companhia disse que dará sequência nas ações.
Fonte Uol
Redação 06 de Janeiro de 2024