Em Itupeva

Os outros nove autuados se negaram a fazer o teste do bafômetro

  • Home
  • Notícias Itupeva
Detran autuou 10 motoristas na Bandeirantes, um sob influência de álcool
Imagem ilustrativa Foto: Internet

Detran autuou 10 motoristas na Bandeirantes, um sob influência de álcool

No dia 19 o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), autuou dez motoristas na Operação Direção Segura Integrada (ODSI). O objetivo da operação é reduzir acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção. Durante a fiscalização, que ocorreu no quilômetro 77 da rodovia dos Bandeirantes, uma das principais rodovias que liga a capital ao interior paulista. Durante a operação foram abordados 1.196 veículos.

Dentre as autuações, nove motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro, enquanto um foi flagrado dirigindo sob influência de álcool. A operação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e peritos da Polícia Técnico-Científica.

Dirigir sob efeito de álcool ou recusar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas, conforme estabelecido nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a um processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa dobra, atingindo R$ 5.869,40.

No caso de motoristas que apresentam resultado a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar no teste do etilômetro, a situação é considerada crime de trânsito, conforme a Lei Seca. Os condutores flagrados são levados à delegacia, e, se condenados, podem enfrentar de seis meses a três anos de prisão, além da suspensão da CNH e a aplicação de multa.



Redação 22 de Outubro de 2024