Eventos são obrigados a liberar entrada com água e ter locais de hidratação
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes.
A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário. Informações estão disponíveis nas redes sociais do ministro da justiça, Flávio Dino
Saiba o que está acontecendo:
O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou na manhã deste sábado (18) que sua pasta tomaria medidas após denúncias de que produtoras de shows vêm vetando ou dificultando acesso a água nos eventos em meio à forte onda de calor que assola parte do país.
A ocorrência: Após a morte da estudante universitária Ana Clara Benevides, de 23 anos, no show de Taylor Swift, um abaixo-assinado foi iniciado para criar a “Lei Ana Benevides”, de distribuição gratuita de água em eventos. Ana morreu na noite de sexta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio.
A jovem passou mal no início da apresentação em virtude do forte calor. Pessoas presentes ao evento reagiram nas redes sociais, acusando a empresa responsável pela organização, a Time for Fun, de proibir a entrada de garrafas de qualquer tipo no estádio. Ana estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis, em Mato Grosso. O assunto é o mais comentado do X (antigo Twitter) na manhã deste sábado no país.
Redação 18 de Novembro de 2023