Água Parada Aumenta Risco de Contaminação por Aedes aegypti em Itupeva
Em Itupeva, a preocupação com a água parada está atingindo níveis alarmantes, com a população expressando sua inquietação em relação ao aumento do risco de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti. No bairro do Guadalupe, uma moradora fez um vídeo demonstrando sua preocupação e denunciando a omissão da prefeitura em seu bairro.
A moradora fez um vídeo em que mostra os locais próprios para criadouro de mosquitos, inclusive é possível ver uma quantidade grande de mosquitos." Olha isso aqui, isso é na rua. Como vai eliminar a dengue? As poças já estão virando criadouro deles. Como não vai ter dengue numa cidade, a prefeitura não se mobiliza nem pra tapar os buracos que já são crateras e nem passam o que 'fumacê' pra matar os mosquitos." E cobra: "VAI TER UMA ATITUDE OU NÃO? criadouro de dengue em via pública, se você passar aqui vai contaminar automaticamente."
Com as chuvas, poças d'água se acumulam em diversos locais da cidade, criando ambientes propícios para a reprodução do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Moradores reclamam e com razão, temem o aumento de casos dessas doenças e clamam por ações mais efetivas da prefeitura.
O acúmulo de água parada não apenas representa uma ameaça à saúde , principalmente das crianças de Itupeva, mas também coloca em risco a saúde. A proliferação do Aedes aegypti pode desencadear surtos dessas doenças, o que sobrecarrega os sistemas de saúde já fragilizados na cidade.
Diante desse cenário preocupante visto nas ruas de Itupeva, os cidadãos estão exigindo medidas mais enérgicas por parte das autoridades do município, incluindo campanhas de conscientização, fiscalização rigorosa e ações de combate ao mosquito, como a eliminação de criadouros e o tratamento de água parada.
Dengue no estado
O estado de São Paulo já registra 276 óbitos causados pela dengue neste ano e investiga outras 582 mortes.
Ao todo, mais de 500 mil casos da doença já foram confirmados no território paulista. Desses, 669 são considerados graves.
Em Itupeva, a imprensa local não é subsidiada de informações por parte da secretaria de saúde. Os números não são informados, nem a quantidade de casos e nem uma ampla campanha de ação dos órgãos sanitários e campanha de prevenção.
Cuidados contra a dengue
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.