IPVA em São Paulo, começa hoje o pagamento, fique atento
A partir desta quinta-feira (11), os proprietários dos mais de 9,1 milhões de veículos do estado devem iniciar o pagamento do imposto. Um dos primeiros tributos do ano, o imposto estadual requer atenção redobrada, uma vez que o não pagamento pode levar o devedor a ter o nome protestado em cartório e com isso passar a ter uma série de restrições de acesso ao crédito, inclusive para financiamentos.
O estado de São Paulo teve mais de 359,1 mil títulos de dívidas de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não pagos no ano passado, segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP).
Embora o número seja 23,22% menor do que os 467,8 mil tributos protestados em 2022, o total do ano passado representa R$ 459,6 milhões em impostos não pagos no estado.
Através dessa tabela do valor venal, o dono do veículo calcula o preço do imposto aplicando a alíquota estadual para cada tipo de veículo, conforme abaixo:
Carros de passeio: 4%
Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%
Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
Caminhões: 1,5%
Veículos de locadoras registrados em SP: 1%
O cálculo do IPVA é: Valor venal x Alíquota / 100 = IPVA. A conta é baseada no levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e é referente a 12.642 modelos e versões de veículos de todas as marcas comercializados no estado de SP.
Além das formas de pagamento liberadas nos anos anteriores, os contribuintes também poderão pagar o imposto via PIX.
Para isso, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda (neste link), informar os dados do veículo e gerar um QR Code. Esse código deverá ser lido dentro de um aplicativo de banco em até 15 minutos de sua emissão, caso contrário, será necessário gerar um novo QR, repetindo os passos anteriores.
Ao apontar a câmera para o código, as seguintes informações de pagamento deverão aparecer