Calorzão

2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu

  • Home
  • Notícias Itupeva
Itupeva: temperatura pode atingir 38 graus nos próximos dias
Itupeva: temperatura pode atingir 38 graus nos próximos dias Foto: Divulgação

Itupeva: temperatura pode atingir 38 graus nos próximos dias

Onda de calor no Brasil será incomum nas próximas semanas, mais forte que as históricas de setembro e outubro, uma das mais intensas da história do país, com temperaturas extraordinariamente altas e recordes de até um século, com temperaturas que devem ficar entre 3 °C e 5 °C acima do normal. .

Mais uma vez, os termômetros devem ultrapassar os 40 °C em muitas cidades, conforme os meteorologistas. Em Itupeva, praticamente todos os dias, nos próximos 10 dias, a temperatura deve ser superior a 35 °C e chegar a até 38 °C.

Dependendo da região, além de quente, o ar pode ficar úmido, o que deve favorecer a instalação de áreas instáveis e, consequentemente, gerar temporais isolados. É o que pode acontecer entre a região Norte e o Nordeste.O

Onde não chove, a baixa umidade do ar pode ser um problema sério, já que os índices de secura podem atingir os 12%, entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste: São PauloRio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, por exemplo.e

Dpendendo da região, além de quente, o ar pode ficar úmido, o que deve favorecer a instalação de áreas instáveis e, consequentemente, gerar temporais isolados. É o que pode acontecer entre a região Norte e o Nordeste.O

Onde não chove, a baixa umidade do ar pode ser um problema sério, já que os índices de secura podem atingir os 12%, entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste: São PauloRio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, por exemplo. 


Ano mais quente: 2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu

Informação foi divulgada por pesquisadores do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia nesta quarta-feira. O calor é resultado do aumento dos gases do efeito estufa e do El Niño.


Segundo o observatório europeu Copernicus, o mês de outubro de 2023 quebrou uma série de recordes


Foi o mais quente já registrado em nível mundial, com uma temperatura média do ar à superfície de 15,30°C, 0,85°C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,40°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.A

anomalia da temperatura global para outubro de 2023 foi a segunda mais alta em todos os meses do conjunto de dados ERA5, atrás de setembro de 2023.

mês como um todo foi 1,7°C mais quente do que uma estimativa da média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial.

Climatempo 

Redação 08 de Novembro de 2023