Itupevense é destaque na TV Tem
Após hiato devido à pandemia da Covid-19, cerca de 250 mulheres de Jundiaí (SP) e região se preparam para participar da Romaria Feminina, uma peregrinação a cavalo até Pirapora do Bom Jesus, no interior de São Paulo.
As preparações para peregrinação, que exige muita fé e resistência, começa quase um ano antes. Além de toda a organização, os cavalos são muito bem cuidados para aguentarem todo o percurso.
Para manter a organização, a romaria conta com a formação de uma comissão responsável por cuidar de todos os detalhes. A diretora social da comissão, Priscylla Fornazaro, explica que não é só montar e cavalgar, também tem questões burocráticas, logística e apoio. “Nós fazemos baile durante o ano, alguns eventos com cavalgadas e sempre em prol a romaria.”
A romaria sai do bairro Santa Clara em Jundiaí (SP) com destino até o Santuário de Bom Jesus de Pirapora. São 50 quilômetros de trajeto de muita fé, peregrinação e tradição. Já no Santuário, as mulheres são recebidas com bençãos do padre e à noite uma missa é realizada para elas.
Mariana Falco, que participa de romarias há 10 anos conta que é uma tradição de família que começou com os avós, depois passou para o pai, atual presidente da romaria de Itupeva (SP). No começo de 2023, ela recebeu o convite para fazer parte da comissão. “Foi uma honra poder dar continuidade nessa tradição. É muito gratificante”.
Fonte: TV TEM