Jardim tem Alegria só no nome, porque depois das chuvas só ficaram as tristezas
Os moradores da região do Jardim Alegria não tiveram motivos para ficar alegres. Após as chuvas dos últimos dias, especificamente deste sábado (16), as águas, por não terem para onde ir, tomaram conta das ruas e, posteriormente, das casas. Moradores perderam muito, e alguns perderam tudo.
As ruas alagadas, casas inundadas e carros ilhados se estenderam para outros bairros da região, como Jardim Samambaia e Vila São João. O que todos eles têm em comum? As obras inacabadas dos córregos da Lagoa e do Piracatu, iniciadas em 18 de dezembro de 2023 e, após quase um ano, ainda estão longe de serem finalizadas.
O que a Prefeitura diz?
Ao g1, a Prefeitura emitiu uma nota afirmando que a Defesa Civil acompanha a situação da cidade e que o nível da água nos pontos afetados está diminuindo gradativamente.
Promessas não cumpridas
Parte do Programa Desenvolvimento de Itupeva (PDI), lançado em março de 2023 pelo governo do então prefeito Marcão Marchi (PSD), que, no papel, visava potencializar a cidade em infraestrutura e saneamento básico, entre outras promessas, as obras desses córregos foram sendo adiadas, até que o então prefeito em exercício, Angelin Lorenção, deu início às obras no fim de dezembro do mesmo ano.
Durante esse período, tanto Marcão Marchi, prefeito cassado, quanto Rogério Cavalin (MDB), prefeito eleito nas eleições suplementares, fizeram vídeos nos locais das obras com discursos diferentes.
Antes do início das obras, os arredores dos córregos já estavam danificados, e vias como a Avenida Deputado Ulisses Guimarães perderam parte do sistema de escoamento de águas pluviais. Nesse contexto, Marcão Marchi compartilhou um vídeo em suas redes sociais, mostrando a água da chuva correndo pelo córrego. Marcão destacou o orgulho pela obra até então e acreditava que ela estaria pronta em pouco tempo.
Em janeiro, dois dias antes de sua posse, Rogério Cavalin foi às redes sociais após uma enchente que devastou parte da Vila São João. No vídeo, Cavalin afirmou: "Itupeva agora terá um prefeito que vai olhar para a Vila São João." No dia 23 de janeiro, durante a cerimônia de posse, Cavalin declarou que a prioridade de seu governo (que se encerra no dia 31 deste ano) era finalizar as obras nos córregos da Lagoa e do Piracatu.