Escalada de Criminalidade

Casos de roubo, furto e assalto a mão armada estão ficando banalizados em Itupeva

Moradora tem a moto furtada dentro da própria residência no Ana Luiza
Moradora tem a moto furtada dentro da própria residência no Ana Luiza Foto: Itupeva Agora

Moradora tem a moto furtada dentro da própria residência no Ana Luiza

Os furtos e roubos a veículos e residências estão se tornando comuns em Itupeva. Na madruga desta quinta-feira (6), a moradora Samira Vilas Boas foi a vítima da vez, que teve sua motocicleta furtada dentro de sua residência, no Jardim Ana Luiza.


Segundo a vítima, por volta das 3h da manhã, ela ouviu os latidos de seus cachorros, mas achou eles eram devido à presença de gatos na rua. Foi somente na parte da manhã, que ela e a família notaram que o portão da casa estava aberto e que a motocicleta já não estava mais na garagem.


"Acordar e perceber que minha moto não estava mais lá foi um choque. A chave estava na ignição porque sempre costumo guardá-la na garagem, que é fechada e não tem visão para a rua", disse Samira a página Itupeva Agora.


Quem tiver informações que ajude a encontrar o veículo entre em contato com a Polícia pelo 190.


Outros casos


Este não é um crime isolado, casos como o do Jardim Ana Luiza foi reportado pelo Olhar de Itupeva nos últimos meses, como os casos de furto ao Chevrolet Corsa Wind, ano de 1994, da cor verde, no Pacaembu II; as motocicletas furtadas, no dia 3 de maio próximo ao distrito turístico Serra Azul, e nas proximidades da Paróquia São Sebastião, no Centro, em 27 de maio; além da bicicleta furtada no estacionamento do supermercado Covabra no dia 28 de maio.


No dia 30 de maio o sistema de monitoramento de uma casa na rua Napoleão Benedictes, no Jardim São Vicente, capturou o exato momento que um homem, vestido com calça e blusa preta, e usando um boné, suspeito invadiu uma residência, pulando o muro da casa em plana luz do dia. Da casa foram levados: um notebook, joias, dinheiro e um cartão de crédito. Um mês antes o fato aconteceu em residências no Jardim Primavera.


Casos de assaltos a mão armada, como o do dia 15 de abril, VolksWagen Fox, ano de 2016, da cor prata, no bairro Terra Brasilis, ou do motociclista que teve apontado para a sua cara, ao ter sua moto roubada no dia 25 de maio, em frente ao Hotel Santa Fé, no Santa Fé.


Qual pode ser a causa?


Este fenômeno de violência em Itupeva pode estar ligado a diminuição no patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM). Guardas afirmaram que a gestão atual diminuiu a quantidade de viaturas e ainda implementou cortes significativos nas horas extras, o que teria resultado em diminuição drástica do efetivo em patrulhamento nas ruas de Itupeva.


Em nota, a Prefeitura informou que, “devido ao decreto de Calamidade Pública Financeira, foi necessário um planejamento para todos os setores da Prefeitura, inclusive na Guarda Civil Municipal", decreto este já extinto desde o dia 11 de abril.

Redação 07 de Junho de 2024