Vida de pet

Uma tutora deixou o seu cão preso no carro e colocou um cartaz para não ter o vidro quebrado

O que você acha da ação da tutora?
O que você acha da ação da tutora? Foto: Divulgação

O que você acha da ação da tutora?

Muito provavelmente você já flagrou um pet trancado em um carro, sozinho e com os vidros fechados, em um estacionamento da sua cidade. Infelizmente, cenas como essa são muito comuns e colocam a vida dos animais em risco.

Embora seja um assunto bem óbvio para muita gente, vamos te explicar porque você não deve deixar o seu cachorro ou gato sozinho no carro, mesmo que seja por um pequeno período.

Atenção: Assim como os seres humanos, cachorros, gatos e outros animais também sofrem com alterações climáticas. Entretanto, diferentemente de nós, eles não têm glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. Assim, a regulação térmica é feita através dos coxins (as “almofadinhas” das patas) e pela língua.  Ou seja, eles são muito mais sensíveis ao calor que a gente.

No caso dos cães ou gatos braquicefálicosisso é ainda pior. O focinho curto e achatado faz com que eles tenham bastante dificuldade para respirar, principalmente em dias muito quentes. As vias aéreas desses cães são mais estreitas e a regulação da temperatura corporal não é feita de forma adequada, aumentando significativamente a temperatura do corpo.

Mas, além do risco das altas temperaturas, eles também podem se assustar com barulhos externos e acabar se machucando ou até mastigar os acessórios internos devido à ansiedade, correndo o risco de engasgar-se ou de sofrer algum tipo de intoxicação.


Encontrei um animal preso dentro de um carro, o que posso fazer?

A princípio, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/1998, pets trancados em ambiente que os exponha a risco de vida equivalem a crime de maus-tratos aos animais.

Dessa forma, se encontrar um cachorro, gato ou outro pet preso dentro do carro, você deve fotografar a cena, anotar a placa do veículo e ligar para a polícia imediatamente, que poderá fazer o flagrante do crime contra a saúde do pet.

Agora, se ele estiver apresentando alguns destes sinais citados acima, você pode quebrar o vidro do veículo para salvar a vida dele. Mas, lembre-se: é imprescindível que registre toda a ocorrência para comprovar que agiu para salvar o pet. Além disso, uma testemunha pode ser fundamental para evitar problemas posteriores.


Redação 29 de Outubro de 2023