PEPT celebra uma década em Itupeva
O PEPT (Projeto Esporte Para Todos), que leva a prática esportiva a pessoas com deficiência, completa 10 anos de atividade, tento início em 2014, ainda no governo do então prefeito Ricardo Bocalon. A comemoração foi celebrada no Cineteatro, que fica no Parque da Cidade, na região central de Itupeva.
O projeto foi idealizado pela professora Jane Bergantin, que apresentou a então diretoria de Esportes e Lazer, em 2012, ainda no governo do então prefeito Ocimar Polli, e que após dois anos saiu do papel e que atualmente está ligado à Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, do governo do atual prefeito Rogério Cavalin.
“Nós fazemos um trabalho muito importante e nos dedicamos com muito amor, realmente porque gostamos disso aqui. Eu tenho muito o apoio da minha família e contamos com o apoio de todos que se dedicam a trazer seus filhos nas nossas atividades”, disse Jane durante o evento.
O PEPT atende pessoas a partir de 3 anos com algum tipo deficiência: intelectual, física, visual, auditiva e múltipla. São desenvolvidas atividades das modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, ginástica e dança, skate e tênis de campo, com atividades oferecidas fazem a diferença no desenvolvimento muscular e motor, aumenta a autoestima e a socialização, além de incluir as pessoas com deficiência.
Em Itupeva o programa tem tido destaque em competições regionais e estaduais. Na edição dos Jogos Paralímpicos de São Paulo de 2023 foram 11 medalhas conquistadas para a cidade.
A partir do PEPT foi criada a AEPI- Associação de Esportes Paralímpicos de Itupeva, entidade de utilidade pública, para ajudar a estruturar, buscar recursos e fomentar ainda mais as ações do projeto.
É possível ser um Sócio Contribuinte e, de forma espontânea, contribuir mensalmente com o projeto. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4593-1375 ou na sede do projeto, no Parque da Cidade.
Fórum para atletas, pais e familiares
Durante a celebração de 10 anos, a organização do evento promoveu um Fórum para pais, atletas e familiares, com apoio das Olimpíadas Especiais. Priscila Azevedo Girotti Martins, graduada em Fisioterapia, mestre em Ciências pela USP e especialista em Gerontologia pela Unicamp e Honias Antonio dos Santos, Psicólogo e Coordenador Clínico da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, falaram sobre capacitismo, inclusão, acessibilidade, autonomia e outros temas relevantes.