“Olhos para o passado”

Ele foi o padrinho do projeto, e autor da Lei que realizada exames oftalmológicos e dá óculos de grau a crianças da rede

  • Home
  • Destaques da Cidade
Prefeitura copia programa e não cita vereador Edicarlos
Vereador Edicarlos Candiani Foto: Éder Junior

Prefeitura copia programa e não cita vereador Edicarlos

“Eu vejo o futuro repetir o passado”, cantaria Cazuza em “O tempo não para”, mas o que o cidadão itupevenses está vendo é mais o “jargão” nada se cria, tudo se copia”.


De autoria do saudoso Vereador Edicarlos Candiani, Lei que deu origem ao programa “Olhos do Futuro” que garantiu óculos de grau a estudantes da rede pública municipal, ganhou nova embalagem da administração do prefeito Rogério Cavalin, que em suas redes sociais rebatizou “Olhos do Futuro” para “Foco no Amanhã”, em um vídeo onde a atual administração não citou que ele já era realizado pelas administrações anteriores e a iniciativa foi de Edicarlos.


O Projeto de Lei foi aprovado ainda no ano de 2013 pelos vereadores, e sancionado pelo então prefeito Ricardo Bocalon. O projeto é público-privado e contou com a empresa HB como parceira responsável pela produção dos óculos que eram entregues aos alunos.


A equipe de reportagem do Olhar de Itupeva, resgatou um vídeo, utilizado pelo então candidato Edicarlos na campanha de 2020, onde o diretor administrativo e um dos proprietários da HB, José de Anchieta, dando um depoimento sobre a importância do programa para a cidade:


“Eu tive uma ideia, que graças ao vereador Edicarlos, se tornou realidade, de solicitar o poder público que examinasse a acuidade visual das crianças que entrassem no primeiro ano do Ensino Fundamental municipal, e com base nessa receita, nós nos encarregaríamos de transformar estas receitas em óculos.”

Veja o vídeo. 


Segundo o próprio relato de José de Anchieta, o vereador gostou da ideia levada e apadrinhou o projeto idealizado por ele e o transformou em Projeto de Lei.


A Lei, aprovada em Itupeva, tornou-se lei em todos os municípios que compõe a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Segundo José de Anchieta, o então governador deo Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, soube do “Olhos do Futuro” e quis transformar a Lei de Itupeva em Lei Estadual. "Melhor selo de qualidade como esse, eu não conheço”, completou o diretor.


Apesar deste “selo de qualidade”, a Lei não foi lembrada nem na divulgação do “Foco no amanhã”, nem durante a “Live”, realizada pelo prefeito nesta terça-feira (30), quando ele falou do projeto, mas não citou que ele já era realizado, muito menos que o Edicarlos foi o autor da Lei.

Redação 03 de Maio de 2024