Asfalto para quê?

O asfaltamento da rua Vicente Tartalha pode contribuir para mais enchentes na região central da cidade

  • Home
  • Notícias Itupeva
Rua ao lado da Matriz de Itupeva vai ser asfaltada sem justificativa  aparente
Arte de divulgação Foto: Prefeitura de Itupeva

Rua ao lado da Matriz de Itupeva vai ser asfaltada sem justificativa aparente

A rua Vicente de Paula Tartalha, ao lado da Igreja São Sebastião, Matriz no centro de Itupeva, está prestes a perder seus históricos paralelepípedos, mantidos há mais de 30 anos. A decisão de asfaltar a via, sem apresentação de justificativa, já está gerando críticas pela falta de transparência e pelos potenciais prejuízos ambientais. Vale lembrar que muitas ruas de Itupeva são de paralelepípedos e nunca nenhum prefeito aventou a possibilidade de asfaltar, por motivos óbvios.

Os especialistas orientam que o asfalto pode aumentar o risco de enchentes, já que a impermeabilização do solo impede a infiltração da água da chuva, sobrecarregando o sistema de drenagem. Além disso, a substituição pode agravar as ilhas de calor urbanas, uma vez que o asfalto retém mais calor do que os paralelepípedos.

Moradores não querem ruas esburacadas e este não é o caso da rua. Alguns defendem a preservação e, se for o caso, a revitalização da pavimentação atual como alternativa sustentável, apontando a importância de aliar preservação ambiental à história e identidade da cidade.


Redação 19 de Novembro de 2024