Cinema

Documentário acompanha os passos da tradicional Romaria de Itupeva

  • Home
  • Cultura e Entretenimento
“Um Conto de Romaria” está em contagem regressiva para o lançamento
Paulo Marcondes & João Potranca Foto: Guilherme Rehano

“Um Conto de Romaria” está em contagem regressiva para o lançamento

O curta-metragem “Um Conto de Romaria” leva para as telonas a tradição que atravessa quase sete décadas, contando os passos dados pelos romeiros de Itupeva, está em processo de pós-produção, com lançamento previsto para agosto deste ano.

“A intenção é a de trazer o espectador para dentro desse mundo vivido pelos romeiros”, explica a diretora Lívia Rojas.

O curta, que acompanhou a tradição itupevense da Romaria de 2024, desde o sábado, dia 06 de abril, quando os romeiros saíram do Parque da Pedreira até a cidade de Bom Jesus de Pirapora, onde aconteceu a Missa dos Romeiros no domingo (07). A produção contou também com diárias de filmagem de entrevistas com os romeiros no mês de abril, e teve sua última gravação realizada em maio. Agora a obra está passando pelos processos de pós-produção: roteiro de pós, montagem; edição de som; mixagem; finalização; e criação dos recursos de acessibilidade.

“Vai ficar um registro fundamental para a história da Romaria e ela merece isso. A Romaria de Itupeva é a tradição popular mais genuína de Itupeva”, relata Paulo Marcondes, um dos romeiros tradicionais da cidade.

Trilha sonora

Paulo Marcondes, um dos romeiros participantes do documentário, terá composições de sua autoria integrando a trilha sonora do filme, como as canções "Amanhecer em Itupeva" e "Felicidade". A produção teve uma diária especial de gravação da trilha com o compositor tocando viola e violão, e com João Fonseca de Arruda, o João Potranca, na sanfona.

“É uma honra muito grande fazer parte desse documentário que relata parte da nossa história e a tradição de Itupeva”, disse João Potranca.

Outra canção confirmada na trilha sonora “Romeiros e Romarias", de Alemão Gut & Soninha, é uma música tradicional da Romaria de Itupeva, e costuma a ser tocada na Missa dos Romeiros em Pirapora todos os anos.

O curta é um dos premiados pela Lei Paulo Gustavo, que destina recursos do Governo Federal a profissionais da cultura para a realização de produtos culturais, com realização da produtora Soul Cine, empresa do ramo cinematográfico sediada em Itupeva.

“A Lei Paulo Gustavo foi um importante marco no fomento cultural no Brasil pós-pandemia, especialmente para os municípios pequenos, onde ainda há uma grande escassez de Cultura e principalmente de Cinema. Histórias cheias de beleza, como a da Romaria de Itupeva, tiveram uma chance de virar filme e preservar esta riqueza imaterial, com qualidade profissional e excelência de realização”, comenta a diretora e produtora Lívia Rojas, que atua no mercado cinematográfico há mais de 20 anos, e conclui “Esta é a minha primeira produção fora da capital, foi muito gratificante filmar na cidade que é o meu lar há muitos anos e perceber o entusiasmo de todos os romeiros que participaram deste projeto de coração aberto”.

Confira abaixo a ficha técnica do curta-metragem:

UM CONTO DE ROMARIA

Documentário, Brasil, 2024

Direção e Produção: Lívia Rojas

Produção Executiva: Luísa Berlitz

Roteiro: Nalu Béco

Montagem: Daniel Grinspum

Direção de Fotografia: Anna Julia Santos

Fotografia Adicional: Rafael Trindade

Direção de Som: Gustavo Zysman

Pesquisa: Camila Oliveira

Uma produção: Soul Cine

Produtora associada: Bergamota

Distribuição: Guruji Filmes

Patrocínio: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal

Apoio: Locall de Cinema, Som de Cena

Parceria: Viação Vale do Tietê, Padaria Romera

Redação 07 de Junho de 2024