Uniformes: Mães indignadas com o atraso na entrega, já é fim do mês de abril
“Sempre atrasou, mas esse ano está bem mais atrasado, já estamos no outono e nada”, reclama uma mãe em um grupo formado por mães de alunos da rede municipal de educação que estão indignadas com a falta dos uniformes escolares.
As mães, não identificadas para preservação delas e de suas crianças, com seus filhos matriculados em várias escolas e creches públicas na rede de Itupeva, procuraram, nesta quinta-feira (18), o Olhar Itupeva para relatarem a demora na entrega do uniforme escolar nas escolas municipais de Itupeva. "É um absurdo, está demora está prejudicando demais as crianças, elas crescem, perdem os que já estão muito usados e muitas crianças que entraram estão sem uniformes", reclama uma das mães.
O calendário letivo da cidade está em andamento desde fevereiro e o atual governo, publicamente só se posicionou nesta quarta-feira (17) nas redes sociais, por meio de um vídeo em meio a umas caixas com material escolar e disse que tratava-se do kit de material escolar. Ao final do vídeo o prefeito Cavalin disse que até o final deste mês teriam mais novidades para a educação da cidade, mas não falou nada sobre o uniforme escolar.
Em outro vídeo, ainda no começo do calendário letivo, o prefeito se dirigiu aos pais dizendo: “Olha, para tranquilizar, brevemente nós iremos entregar o uniforme escolar”, meses se passaram e até este mês de abril, os uniformes não foram distribuídos.
Uma das mães relatou que seu filho não tem mais calça em condições de ir para a escola, outra lembrou que “muitas crianças são carentes e precisam do material escolar e do uniforme.”
Em 7 de dezembro de 2023, o então prefeito Angelin Lorenção assinou o empenho que garantia a aquisição das peças para atender os estudantes de 2024, desde a creche até o 5º ano do ensino fundamental. No entanto, após a troca de gestão em janeiro, o uniforme ainda não foi entregue. "O tempo corre, as famílias itupevenses estão sendo prejudicadas e alguma coisa precisa ser feito urgentemente," cobra uma mãe.
Redação 18 de Abril de 2024