Vereadora preconceituosa ataca mãe de autista
o município de Arcoverde (PE) a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) fez uma manifestação capacitista em plenário durante uma sessão na câmara dos vereadores, afirmando para uma mãe de autista de 4 anos, que o seu filho era um castigo de Deus:
“Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer.”
A manifestação da parlamentar estarreceu a comunidade autista, pois a vereadora foi além e afirmou para essa mãe que não teve o nome revelado que:
“Está nas mãos de Deus. Está entregue e quem faz aqui, paga aqui mesmo. Não vai subir lá para cima não, viu? De jeito nenhum”
O Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos dos Autistas (IBDTEA) imediatamente ao tomar conhecimento do fato, apresentou notícia-crime para o Ministério Público de Pernambuco, por crime de discriminação e irá acompanhar o deslinde do caso, pois não é possível aceitar que parlamentares, no exercício de seu mandado se comportem de maneira ilegal e desumana, com espírito de revanchismo contra a população, em especial contra uma mãe de autista.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão em seu artigo 88 determina a figura do crime de discriminação contra pessoa com deficiência
Fonte Metrópoles
Redação 01 de Novembro de 2023