Rogério Cavalin (MDB) é eleito prefeito de Itupeva, Isaque Messias (MDB)é o vice
Fim da eleição municipal fora de época e inédita em Itupeva, já que pela primeira vez, ocorreu neste domingo, 03 de dezembro.
Com 15.902 votos, Rogério Cavalin (MDB) foi o escolhido para conduzir a prefeitura municipal de Itupeva no ano de 2024 (Em outubro de 2024 tem eleição para vereadores e prefeito) acompanhado de seu vice, o vereador de primeiro mandato Isaque Messias (MDB).
(Números finalizados pela justiça eleitoral)
- RESULTADO ELEITORAL
- 15.902 Rogério Cavalin (MDB) e Isaque Messias (MDB).
- 6 315 Alexandre Mustafá (PSD) e Kleberson (PL)
- 3.260 Lucas Fumacinha (Republicanos) e Paulo da Ambulância (Republicanos)
- 1425. Jota Junior (Solidariedade) e Valdirene Pavan (Solidariedade)
- 1.113 Votos em Branco
- 904 Votos Nulos
- 26.902 votos válidos
- 46.000 Total de eleitores em Itupeva
Fique por dentro: Porque houve uma Eleição Suplementar em Itupeva?
O causador, dessa Eleição Suplementar fora de época, foi o ex- prefeito Marco Antônio Marchi (PSD) que teve seu mandato cassado pela justiça eleitoral pelo USO INDEVIDO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2016. Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a sua candidatura em decisão unânime, por sete votos a zero.
Segundo o TSE, Marco Antônio Marchi foi cassado após uma investigação que apontou interferência por parte dele em um jornal local. Publicações foram usadas para promover a candidatura de Marco e depreciar concorrentes.
A Corte Regional paulista decidiu cassar também o diploma do vice por força do princípio da indivisibilidade da chapa.
No TSE, o caso começou a ser julgado na sessão do Plenário Virtual realizada de 16 a 22 de junho de 2023. A relatora, ministra Cármen Lúcia, negou o recurso e determinou a imediata execução do acórdão do TRE-SP.
Itupeva conta com 15 locais de votação e 135 seções com um total de 46 mil eleitores. A votação teve início às 8h e se encerrou às 17h.